1- Repetência
”Ouvindo as conversas de professores sobre
retenção de alunos, comentários do tipo “esse aluno nunca reprovou nessa
série, então posso reprova-lo”,” O aluno tem uma deficiência intelectual vamos
reprová-lo, pois é importante ele reprovar, pois nessa serie não reprovou
ainda". A repetência não é sinônimo de aprender, claro que cada caso
é um caso. O aluno passando para outra serie, vai ser motivado e junto
com os outros colegas tenha uma grande chance de aprender, sem contar que
cada um tem o seu tempo para aprender.
Já ouvi vários colegas dizerem no começo
do ano que determinado aluno será reprovado, como alguém pode saber lá em março
se alguém está reprovado ou não, se ele tem o ano todo para recuperar suas
notas e aprender.
Falando sobre retenção de forma
punitiva.
Que, nós professores, tenhamos, bom senso na hora de decidir a
vida de cada aluno e na hora de aprová-lo se isso realmente vai ajudá-lo,
a importância do olhar especial para cada aluno a evolução de cada caso.
Continuo
sendo contra a reprovação no sentido de punição
como revanche; continuo sem entender como um professor pode desejar
algo desse tipo , ate por que como professor o nosso compromisso é ensinar o aluno
Mas pude
notar como pode ser frustrante para o aluno aprovar com dificuldade para a
próxima série, não conseguindo
acompanhar a turma, podendo e até mesmo
regredir. Para que esse aluno não sofra
o professor do próximo ano deveria ter o mesmo olhar do professor atual,
mas o que acontece é ao contrario os professores na maioria das vezes querem os
alunos prontos, que leiam escrevam ortograficamente o que é difícil, pois as
vezes, nem os alunos do ensino médio
conseguem.
Observando os alunos
com dificuldades que aprovaram, notei
o quanto desmotivado estavam, alguns não queriam nem ir para aula.
Penso
que talvez se tivessem repetido poderiam aprovar mais preparados. Percebi que a repetência não
é um bicho de sete cabeças e se usada de forma correta poderá ajudar muitos
alunos.
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