sábado, 26 de janeiro de 2019

O Brincar



        “As leituras dos textos: “O jogo na Educação Infantil”, “O jogo no cotidiano escolar”  indicados pelas professoras, da interdisciplina “Ludicidade e Educação”,  são bem interessantes um é complemento do outro, o brincar é coisa seria, pois no brincar a criança está manifestando tudo aquilo que vivencia em seu dia á dia, sem contar que aprendem a lidar com situações problemas. Acredito que os jogos dirigidos são muito importantes, pois através dos jogos que acontecem aprendizagens significativas. Brincar por brincar é de suma importância, pois brincar “livres” é onde manifestam tudo àquilo que os rodeiam e soltam suas criatividades. Percebo que o brincar não é bem quisto, já ouvi alguns  comentário que é perda de tempo.
Parafraseando o autor de o texto brincar no cotidiano escolar e o Mario Quintana, diria que “às vezes agente pensa que esta perdendo tempo e esta criando novas formas de ser e de estar na vida”. “Mas temos que nos dar de conta disso, o que não é fácil e nem simples”. Diria que a importância do jogo didatizado esta no fato de estar oficializado o brincar durante o tempo/espaço da aula.

Projeto-Revista de educação: O Jogo na sala de aula COLLARES DARLI.




                Ouvindo uma palestra referente ao brincar pude notar que o brincar é a melhor forma de ensinar para manter a motivação dos alunos, porém compreendi que devemos respeitar as particularidades  das turmas, pois as vezes ela não querem o “Brincar”, fazer com que  queiram  “goela abaixo” também pode ser tão ruim quanto o ensino tradicional. No meu ver devemos  manter os alunos motivados mudando sempre de metodologia, entretanto deixar que ele mostrem o que eles desejam, não que o brincar não seja importante, mas a criança deve fazer de forma espontânea.


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