“As leituras dos
textos: “O jogo na Educação Infantil”, “O jogo no cotidiano
escolar” indicados pelas professoras, da interdisciplina “Ludicidade
e Educação”, são bem interessantes um é complemento do outro, o brincar
é coisa seria, pois no brincar a criança está manifestando tudo aquilo que
vivencia em seu dia á dia, sem contar que aprendem a lidar com situações
problemas. Acredito que os jogos dirigidos são muito importantes, pois através
dos jogos que acontecem aprendizagens significativas. Brincar por brincar é de
suma importância, pois brincar “livres” é onde manifestam tudo àquilo que os
rodeiam e soltam suas criatividades. Percebo que o brincar não é bem quisto, já
ouvi alguns comentário que é perda de tempo.
Parafraseando o autor de o texto brincar no cotidiano escolar e o Mario
Quintana, diria que “às vezes agente pensa que esta perdendo tempo e esta
criando novas formas de ser e de estar na vida”. “Mas temos que nos dar de
conta disso, o que não é fácil e nem simples”. Diria que a importância do jogo
didatizado esta no fato de estar oficializado o brincar durante o tempo/espaço
da aula.
Projeto-Revista de educação: O Jogo na sala de aula COLLARES DARLI.
Ouvindo
uma palestra referente ao brincar pude notar que o brincar é a melhor forma de
ensinar para manter a motivação dos alunos, porém compreendi que devemos
respeitar as particularidades das
turmas, pois as vezes ela não querem o “Brincar”, fazer com que queiram “goela abaixo” também pode ser tão ruim quanto
o ensino tradicional. No meu ver devemos
manter os alunos motivados mudando sempre de metodologia, entretanto deixar
que ele mostrem o que eles desejam, não que o brincar não seja importante, mas
a criança deve fazer de forma espontânea.
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