sábado, 26 de janeiro de 2019

Cotidiano da sala de aula


3- Cotidiano da sala de aula


Durante a semana retrasada na aula de “história” (representação do mundo pelos estudos sociais), observando  a professora  narrar  a entrevista de uma escritora entrevistando algumas crianças:
                Algumas perguntas chamaram a minha atenção:
- Seu pai nasceu na época de Tiradentes?
-Seus avós nasceram antes ou depois de Tiradentes?
-Seus bisavôs nasceram antes ou depois de Tiradentes?
                A grande maioria ficou em dúvida se o seus bisavós nasceram na época de Tiradentes. Isso me fez refletir, às vezes nós professores, ficamos presos aos conteúdos e não nos damos conta que além das provas para medir o conhecimento, não fizemos ideia do conhecimento dos nossos alunos. Eles sabem mais do que imaginamos, é só fazer a pergunta certa ou de alguma outra forma para que os mesmos entendam.
                Muitas vezes não é culpa dos professores, pois tem um tempo para terminar os conteúdos e fechar as notas e a correria do dia a dia. Não nos damos conta, que os alunos não são livros em branco e que trazem em sua bagagem saberes. Será que tem como fazer essa ligação do saber prévio com o cotidiano da sala de aula? Até quando vamos agir com os nossos alunos como não soubesse de nada?

                Muitas vezes achamos que os nossos alunos são incapazes de aprender determinado conteúdo e nem damos o direito de tentar, agimos como “senhores do apender”, analisando o que eles vão conseguir aprender. Obviamente fazemos isso buscando sempre o melhor para os nossos alunos. Que muitas vezes temos que dar conta da alfabetização, pois chegam à sala de aula sem estar alfabetizados, além de todas as matérias temos que alfabetiza-los.

3- Cotidiano da sala de aula


Conversando com alguns professores de história, notei que que a base do currículo quanto os acontecimentos histórico , não que achamos que os alunos sejam incapazes de compreender  a história, mas algumas vezes são muito complexo a noção de tempo e espaço.
Antes de aprender coisas muito complexas, eles precisam aprender a se localizar saber de onde veio e para onde vai. Notei como é importante eles conhecer  os espaços que os rodeiam ir do micro para o macro.
            Reconheço essa importância, mas claro se os alunos tiverem curiosidades, cabe nos professores darmos subsidio para a pesquisa ser feita.
            Ano passado trabalhamos  a história  da escrita, passamos por muitos povos ate chegar os dias de hoje. Notei quanto é complexo falar de muito tempo atrás, alguns me afirmaram que a seus avos conheciam Júlio Cesar e Cleópatra. Juntos construímos a linha do tempo desde a idades da caverna ate chegar na era tecnológica, algo mais concretos. Fizemos a árvore genealógica para eles notarem que não eram parente e nem que os avós conheceram a Cleópatra e Júlio César. Fizemos   uma menos com as das e acontecimentos importantes que ocorreram no ano que nasceram.
            Percebi  que ocorre essa divisão para que os alunos, possam se organizar mentalmente no tempo e no lugar, até por que logo que entram para escola entram nos dilemas das mães e pais terem nome parecidos. Mas como comentei antes se os alunos tem curiosidades  e sempre bom investigar.

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