sábado, 26 de janeiro de 2019

Todos aprendem, mas cada um em seu ritmo



    Ouvi comentários feitos por professores que me deixaram espantada e bastante irritada. Isso me instigou a uma reflexão, esta que vou dividir com vocês:
               - “ESSA TURMA NÃO SABE NADA, NÃO SEI QUE VOU FAZER COM ESSE ALUNO, NÃO ENTRA NADA CABEÇA DESSA CRIANÇA”.
                O comentário acima além de ser bastante impertinente é ofensivo. É o mesmo que dizer que a criança é uma página em branco e incapaz de aprender algo.
                O que pode acontecer em uma determinada turma são crianças com bastante dificuldade ou com alguma deficiência em uma determinada área de aprendizagem, mas com facilidade em outras áreas de conhecimento. Cabe a nós professores saber “lapidar esses diamantes”.
                EX: o aluno tem dificuldade na escrita, mas tem um ótimo vocabulário e é muito bom em Matemática. Outro exemplo seria um aluno com dificuldades em cálculos, mas facilidade na escrita e interpretação.
                Isso não quer dizer, que esses alunos não saibam  nada e que estão  fadados ao fracasso escolar. É importante que os professores tenham um olhar diferenciado para cada aluno, pois cada pessoa é única e saber explorar a competência de cada um irá auxilia-lo na dificuldade.
                Nós professores devemos lembrar que a escola é para todos e valorizar todos os trabalhos e saber que todos têm potencial.
                Antigamente a escola não era acessível a todos, somente poucos frequentavam a escola. Aqueles que tinham algum tipo de deficiência ou dificuldade eram deixados de lado.
                Ex: um aluno do terceiro ano o máximo de texto que consegue redigir é um bilhete. A mãe e o pai não tem estudo e o jornal serve só para acender o fogão; Um aluno que tem dificuldade na escrita, mas oralmente conta historia com excelente coesão; um aluno que tem dificuldade na leitura lê silabando, mas é ótimo em interpretação de texto oral.
                Não podemos dizer que nos casos acima os alunos não saibam  nada. Todos nos temos dificuldades em alguma área de aprendizagem, mas também temos facilidades em outras. Eles apenas levarão um tempo maior que outros para aprender , afinal cada um tem seu ritmo.
                Não estou dizendo que é para passar a mão por cima desses alunos, ao contrário devemos cobrar bastante, porém devemos avaliar dentro das possibilidades e realidade de cada aluno. Não deixar esses alunos de lado sem atividade ou pintando a aula inteira. Mas vamos instigar e estimular esses alunos chamando os para contribuir nas aulas. Pois com certeza, ele vai adorar participar apesar das dificuldades eles tem bagagens, não vamos rotulá-lo antes de verificar  o que eles sabem, o que tem dificuldades tem e seu potencial, O que eles não sabem, eles têm sede de aprender.

            Relendo essa postagem me fez refletir em algumas questões, o que muitas vezes que aprendemos na faculdade algumas vezes não conseguimos por em práticas ou em quanto estamos na faculdades está fresquinho e depois acaba apenas lembranças. A maioria das minhas postagem é referente a importância do brincar e jogos não é bem visto pelos colegas e nem pelos pais que por sua vez acha que para os alunos aprender está relacionado com o quadro e cheio e o tema.
            Me remeteu também ao olhar e a aprendizagem  dentro do ritmo de cada aluno, ouço “ainda se não aprendeu até agora não aprende mais”, não é minha obrigação”, penso somos professores para que e para quem?
            Acredito que os alunos  tem bagagem e não são folhas em branco e cada um tem seu ritmo, só  que os professores da próxima series não tem mesmo olhar e o aluno acaba frustrado.


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