Ouvindo as conversas de professores sobre
retenção de alunos, comentários do tipo "esse aluno nunca reprovou nessa série, então posso reprova-lo",
" O aluno tem uma deficiência intelectual vamos reprová-lo, pois é
importante ele reprovar ,pois nessa serie não reprovou ainda". A
repetência não é sinônimo de aprender
,claro que cada caso é um caso. O aluno passando para outra serie, vai ser
motivado e junto com os outros colega
tenha uma grande chance de aprender, sem
contar que cada um tem o seu tempo para aprender.
Já ouvi
vários colegas dizer no começo do ano que determinado aluno será
reprovado, como alguém pode saber lá em março se alguém esta reprovado ou não ,
se ele tem o ano todo para recuperar suas notas e aprender.
Falando sobre retenção de forma punitiva.
Que nós professores tenhamos, bom senso na hora de
decidir a vida de cada aluno e na hora de aprová-lo se isso realmente vai ajudá-lo, a importância
do olhar especial para cada aluno a evolução de cada caso.
Oi Rossana. É, complexo o que nos descreve. Realmente nós professores, não sabemos a dimensão da repercussão de nossas ações. A escola não reconhece o quanto é importante na vida da sociedade. Muitos professores são modelos e incentivadores de seus alunos. Sério isso. Continua escrevendo que estamos por aqui. Abraço, Betynha e Jacque (Tutoras do Seminário Integrador – Turma D)
ResponderExcluir