segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Repetencia

      Ouvindo as conversas de professores sobre retenção de alunos, comentários do tipo "esse aluno nunca reprovou  nessa série, então posso reprova-lo", " O aluno tem uma deficiência intelectual vamos reprová-lo, pois é importante ele reprovar ,pois nessa serie não reprovou ainda". A repetência não é  sinônimo de aprender ,claro que cada caso é um caso. O aluno passando para outra serie, vai ser motivado  e junto com os outros colega tenha uma grande chance  de aprender, sem contar que cada um tem o seu tempo para aprender.
     Já ouvi  vários colegas dizer no começo do ano que determinado aluno será reprovado, como alguém pode saber lá em março se alguém esta reprovado ou não , se ele tem o ano todo para recuperar suas notas e aprender.
  Falando sobre retenção de forma punitiva.       

Que nós  professores tenhamos, bom senso na hora de decidir a vida de cada aluno e na hora de aprová-lo  se isso realmente vai ajudá-lo, a importância do olhar especial para cada aluno a evolução de cada  caso.

Um comentário:

  1. Oi Rossana. É, complexo o que nos descreve. Realmente nós professores, não sabemos a dimensão da repercussão de nossas ações. A escola não reconhece o quanto é importante na vida da sociedade. Muitos professores são modelos e incentivadores de seus alunos. Sério isso. Continua escrevendo que estamos por aqui. Abraço, Betynha e Jacque (Tutoras do Seminário Integrador – Turma D)

    ResponderExcluir