domingo, 14 de junho de 2015

Corporiedade

A corporeidade é maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como um instrumento relacional com o mundo e aprendizagem é um processo contínuo de construção e superação. Assim, uma coisa é ligada na outra.  Para que se consiga efetivar com os alunos o processo de ensino aprendizagem, é preciso cativá-los, para que eles queiram aprender, o professor precisa provoca-los, e os mesmo tempo oportunizar  riqueza na interação. Leciono no quarto ano, quando voltei de licença eu ouvi de um aluno a  frase: “Professora a Sra. é tão legal que vou começar a copiar e fazer direitinho”.
            Foi então que percebi  que não basta apenas passar o conteúdo , que o processo de aprendizagem esta centrado na interação do professor com os alunos, nas interações do cotidiano. O corpo é movido por intenções provenientes da mente. As intenções manifestam-se através do corpo, que interagem com o mundo, e que dá resposta, informando  a mente através dos seus órgãos sensórias, que analisando as respostas obtida do ambiente ,muda ou reafirma suas intenções que utiliza o corpo para novas manifestações.
      É necessário que professores reflitam sobre isso. Junto com conteúdos  é necessário que o professor  tenha   afagos , elogios, olho no olho  com essa turma , e que saiba corrigir e chamar atenção com carinho, muitas vezes é só ali naquele momento que o aluno tenha isso.


Um comentário:

  1. Olá Rossana!
    Com certeza! O relacionamento afeta e quando os alunos já são cativados e levam tudo na "brincadeira" porque a professora é legal? Como podemos fazer esse equilíbrio?! Vale refletir!
    Abr@ço!

    ResponderExcluir