A
corporeidade é maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como um
instrumento relacional com o mundo e aprendizagem é um processo contínuo de
construção e superação. Assim, uma coisa é ligada na outra. Para que se consiga efetivar com os alunos o
processo de ensino aprendizagem, é preciso cativá-los, para que eles queiram aprender,
o professor precisa provoca-los, e os mesmo tempo oportunizar riqueza na interação. Leciono no quarto ano,
quando voltei de licença eu ouvi de um aluno a
frase: “Professora a Sra. é tão
legal que vou começar a copiar e fazer direitinho”.
Foi então que percebi que não basta apenas passar o conteúdo , que
o processo de aprendizagem esta centrado na interação do professor com os
alunos, nas interações do cotidiano. O corpo é movido por intenções
provenientes da mente. As intenções manifestam-se através do corpo, que interagem
com o mundo, e que dá resposta, informando a mente através dos seus órgãos sensórias, que
analisando as respostas obtida do ambiente ,muda ou reafirma suas intenções que
utiliza o corpo para novas manifestações.
É
necessário que professores reflitam sobre isso. Junto com conteúdos é necessário que o professor tenha afagos , elogios, olho no olho com essa turma , e que saiba corrigir e
chamar atenção com carinho, muitas vezes é só ali naquele momento que o aluno
tenha isso.
Olá Rossana!
ResponderExcluirCom certeza! O relacionamento afeta e quando os alunos já são cativados e levam tudo na "brincadeira" porque a professora é legal? Como podemos fazer esse equilíbrio?! Vale refletir!
Abr@ço!