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O que é autonomia na perspectiva de Paulo Freire?
Paulo Freire propõe uma pedagogia da autonomia na medida em que sua
proposta está "fundada na ética, no respeito à dignidade e à própria
autonomia do educando" (FREIRE, 2000a, p. 11). Pedagogia da autonomia
conquanto a autonomia seja uma característica humana essencial, na medida em
que está vinculada a ideia de dignidade. A autonomia para Paulo Freire
pressupõe a relação onde educadora e educando, os dois aprendem e ensinam
mutuamente em situações de aprendizagem cooperativas e solidárias. O papel do
educador é indispensável como mediador do ensino e aprendizagem. Paulo Freire
defende uma pedagogia que possibilitasse ao sujeito ter autonomia. Para ele a
educação libertadora precedia do desenvolvimento da capacidade do indivíduo
criar suas próprias representações do mundo, pensar estratégias para resolução
de problemas e aprender a compreender-se como sujeito da história. A autonomia,
segundo ele, é fundamental para construção de uma sociedade democrática e para
criar condições de participação política, onde as pessoas tenham vez e voz.
Que
ações você propõe para que ela aconteça em sua sala de aula e na sua
escola?
A autonomia é uma conquista a ser
alcançada. Dentro da sala de aula devemos realizar atividades que façam com que
o aluno, com a mediação do professor, possa chegar na resposta correta , para
que eles construam a seu pensamento lógico, através de trabalhos em grupos para
a resolução de diversas situações problemas. Nesse contexto, a ação dos
professores deve encurtar o caminho entre a teoria e a prática e isso necessita
de uma reflexão constante sobre a sua prática no dia a dia. Para o
sujeito se tornar autônomo precisam aprender a fazer relações entre os
processos sociais, político e cultural. Neste sentido, ler Paulo Freire é
indispensável. Para complementar, devemos lembrar, que é indispensável o
professor subsidiar a sala de múltiplos elementos, com que os alunos possam
interagir para chegarem à suas próprias conclusões. Um ambiente rico, onde através
da confecção e utilização do material concreto o aluno construa seu pensamento
lógico. O professor deve estimular, instigar, fazer com que o aluno se torne
autônomo.
Olá Rossana!
ResponderExcluirExato! O aluno deve ser autor de sua própria história/aprendizado.
Abr@ço!