quarta-feira, 24 de junho de 2015

Autonomia e avaliaçaõ


·         O que é autonomia na perspectiva de Paulo Freire?
     Paulo Freire propõe uma pedagogia da autonomia na medida em que sua proposta está "fundada na ética, no respeito à dignidade e à própria autonomia do educando" (FREIRE, 2000a, p. 11). Pedagogia da autonomia conquanto a autonomia seja uma característica humana essencial, na medida em que está vinculada a ideia de dignidade. A autonomia para Paulo Freire pressupõe a relação onde educadora e educando, os dois aprendem e ensinam mutuamente em situações de aprendizagem cooperativas e solidárias. O papel do educador é indispensável como mediador do ensino e aprendizagem. Paulo Freire defende uma pedagogia que possibilitasse ao sujeito ter autonomia. Para ele a educação libertadora precedia do desenvolvimento da capacidade do indivíduo criar suas próprias representações do mundo, pensar estratégias para resolução de problemas e aprender a compreender-se como sujeito da história. A autonomia, segundo ele, é fundamental para construção de uma sociedade democrática e para criar condições de participação política, onde as pessoas tenham vez e voz.

Que ações você propõe para que ela aconteça em sua sala de aula e na sua escola? 
       A autonomia é uma conquista a ser alcançada. Dentro da sala de aula devemos realizar atividades que façam com que o aluno, com a mediação do professor, possa chegar na resposta correta , para que eles construam a seu pensamento lógico, através de trabalhos em grupos para a resolução de diversas situações problemas. Nesse contexto, a ação dos professores deve encurtar o caminho entre a teoria e a prática e isso necessita de uma reflexão constante sobre a sua prática no dia a dia. Para o sujeito se tornar autônomo precisam aprender a fazer relações entre os processos sociais, político e cultural. Neste sentido, ler Paulo Freire é indispensável. Para complementar, devemos lembrar, que é indispensável o professor subsidiar a sala de múltiplos elementos, com que os alunos possam interagir para chegarem à suas próprias conclusões. Um ambiente rico, onde através da confecção e utilização do material concreto o aluno construa seu pensamento lógico. O professor deve estimular, instigar, fazer com que o aluno se torne autônomo.



Um comentário:

  1. Olá Rossana!
    Exato! O aluno deve ser autor de sua própria história/aprendizado.
    Abr@ço!

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