terça-feira, 12 de maio de 2015

Educação instrumento da sociedade

A educação é um instrumento imprescindível para o desenvolvimento de sujeitos articulados com o projeto de sociedade que está em voga historicamente. A educação é parte inerente da constituição humana, logo podemos compreender o homem necessita da educação para humanizar-se.
Esse processo de humanização é processual e histórico e varia de tempo em tempo e de cultura e cultura. Em um plano existencial o homem se constrói como ser a partir da forma como a sociedade o pensa e o educa. E se ele não está presente nesse padrão ele perde para sua humanidade.
No plano histórico a educação é um processo dialético, pois as forças que a determinam não são homogêneas, variam de questões militares, religiosas, políticas e predomínio do mercado. A educação é uma força vital para a formação de um projeto de sociedade, de indivíduos comprometidos por um mundo pleno de justiça social.
O grande empenho em uma tendência global é colocar em prática o direito de a educação a partir de políticas públicas que garantam acesso e permanência na escola pública, gratuita e de qualidade.
Pensamos que precisamos de um projeto real de valorização da educação que passe de condições estruturais até a uma política de valorização dos profissionais da educação.
Atualmente a educação é pensada a partir de um viés mercadológico, determinado por agentes do capital, e é fundamental que a escola pública forneça as condições necessárias para garantir ao aluno valores de solidariedade, criticidade e compromisso com a construção de uma sociedade justa e igualitária.
         A escola sendo o centro de educação e introdução a uma sociedade tem como finalidade incluir todos os cidadãos em sua construção inovadora, mas muitos encontram na escola como sendo a salvadora de educação, de modelo, causa e efeito democrático. A comunidade escolar de uma escola reflete toda a realidade do local em que ela se encontra. Cabe a equipe diretiva, comunidade escolar refletirem sobre as práticas pedagógicas, sobre as necessidades dos educandos, desde a estrutura em que se encontram a alimentação, a inclusão a cultura, discussão sobre o projeto político pedagógico e não se prender a correntes políticas e sim as necessidades locais.
Quanto à utilização das mídias digitais, deveriam ser inseridas diariamente em sala de aula, já que a nossa realidade é muito mais acelerada e necessita de acompanharmos a evolução. Mas a falta de estrutura, de manutenção e falta de conhecimento, empurra os professores para o abismo do giz ao computador. Alguns ainda têm uma resistência à utilização, pois os alunos utilizam diariamente estas tecnologias.
Concluímos que na educação moderna no século XXI há um desencontro da escola com a sociedade.
         Observo a oligarquia e o clientelismo. Ambos os sistemas o desenvolvimento do país, para que sempre haja a dominação dos poderosos em cima dos pobres. Pois à medida que a sociedade se torna sábia, o poder enfraquece; quanto menos as pessoas souberem mais tempo de domínio que exercem aos que estão no poder.
As ONGs, mascaradas de empresas solidárias, repletas de voluntários e de familiares que dedicam algum tempo de suas vidas para a questão dos excluídos, muitas vezes tornaram-se empresas de lavagem de dinheiro, não posso ser injustas há gente honesta e ONGS que realmente pensam em ajudar o próximo.
Ainda há tempo de mudar tudo isso, nós professores com giz e apagador podemos ser o espelho de nossos alunos e fazer o melhor possível . Em nossa escola dentro da sala de aula dar a esses educandos uma educação libertadora para transforma-los em críticos e transformadores de sua realidade, contribuindo para reflexão geradora de novas ações.




Um comentário: