“Educação não
transforma o mundo. Educação muda às pessoas. As pessoas transformam o mundo”.
(Paulo Freire)
Estou
lotado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Bartolomeu de Gusmão, Bairro
Rio Branco, Canoas. Observando a nossa comunidade escolar uma grande parte dos alunos são de periferia,
observamos que essas crianças e adolescentes com carências financeiras e afetivas, as
famílias ou familiares, são ausentes no processo de ensino e aprendizagem e algumas vezes
com problemas de drogadição. Muitos alunos encontram
na escola um refugio, para escapar de suas realidades que muitas vezes são
desumanas.
A Escola tenta ao
máximo atrair a comunidade escolar para dentro de suas portas em prol da
melhoria de rendimento de nossos alunos, mas nem sempre isso acontece, pois ainda
são muito resistentes. A Escola Integral e a regular estão sempre em busca de
ações que compensem essa realidade. Seja nos projetos trabalhados, seja atrelando
o processo de escolarização à aquisição de um trabalho
digno, ou por buscar uma formação ética que ultrapasse ou perpasse os
conteúdos escolarizados.
O Conselho Escolar podem ser considerados corresponsáveis
pela escola, trabalhando em conjunto com o diretor escolar no intuito de
solucionar os problemas.
O que compromete nossa concepção de educação
e ter que aceitar que a escola sem ajuda dos pais, sozinha, possa mudar a
realidade em que esses alunos estão inseridos, pois “palavras movem, mas
exemplos arrastam”. Sempre acreditamos que esse processo é de parceria e na
falta de um torna-se uma educação “capenga”.
Contudo, temos consciência que a escola pode
fazer a diferença e exercer um papel importante na formação de muitas dessas
crianças e jovens carentes. Com projetos sociais como Mais Educação, que visa
manter a criança dentro da escola por maior número de horas do dia em um espaço
de socialização e aprendizagem.
Olá Rossana!
ResponderExcluirSua escola fará e muito a diferença com essas atitudes.
Abr@ço!