sexta-feira, 17 de abril de 2015

Memórias

Meu nome é Rossana Chultes Linhares sou formada em Magistério.
Há mais de 20 anos quando eu entrei na escola, já lendo e conhecendo o alfabeto, porém por ser canhota escrevia espelhado. Em certa ocasião eu copiei todo quadro espelhado e a professora faz um xis na página de meu caderno que passou por umas três páginas devido à força usada para riscar o que eu tinha copiado. Minha mãe foi até a escola para conversar com a orientadora e a direção, pois ficou estarrecida com a falta de profissionalismo da professora e resolveu me trocar de escola. Devido à dificuldade na escrita minha mãe buscou uma psicopedagoga. Mas eu continuava descoordenada, não só na coordenação motora fina, mas também na ampla. Muitas vezes não era convidada para dança e participar de algumas atividades por ser descoordenada. Minha mãe sempre me dando apoio, ”brigando por mim”, insistia que eu participasse, pois a função da escola, para ela, também era desenvolver esses aspectos, através da dança e demais atividades esportivas e artísticas. Ela também é professora e por admirar o que ela fazia, e por sempre gostar de interagir com crianças, resolvi ser professora para trabalhar com pessoas com necessidade especiais. Mesmo depois de superado as dificuldades, mesmo não sendo a melhor aluna, mas bastante esforçada.
         Cursando o Magistério, através de uma colega, conheci  ACADEF, coral em canto onde conheci a Renata que é Maestra(maestrina) do grupo, lá tive contato com diversas deficiência, era coralista e ajudava  no que era necessário.
         Me formei em 2008 ,tempos depois a Renata me convidou  para trabalhar com ela na Associação legato, onde  alfabetizava crianças, jovens e adultos. A filosofia da Legato: “A inclusão da pessoa com deficiência através da  arte”. Então me apaixonei mais por ensinar e perceber que sim todos podem aprender e cresci muito como pessoa.
         Entrei no estado em 2012 e em 2013 tive o prazer em trabalhar com primeiro ano, turma de alfabetização.  A turma era muito boa e lá conheci dois alunos que me marcaram bastantes gênios incompreendidos com pensamentos lógicos e um ótimo vocabulário, porém com uma personalidade forte. Patologia deles era hiperatividade e transtorno global. Alunos ótimos oralmente Mas sem paciência de escrever atividades compridas. Com essa turma fiz o projeto das parlenda e no final do ano gravamos o filme do gato xadrez baseado no livro de mesmo nome. Com o decorrer do projeto os alunos aprendiam brincando começaram a ler e escrever e aos poucos foram aprendendo a esperar e registrar e no ano seguinte peguei a mesma turma e no final do segundo eles tinha evoluído muito e eu, como professora, aprendi bastante.
TITULO III
DO PROCESSO PEDAGOGICO
CAPITULO I
A METODOLOGIA DE ENSINO
Art12 PPP: A Metodologia trabalhada nas diferentes áreas do conhecimento está embasada na interação entre aluno objeto de conhecimento, mediada pela intervenção pedagógica e didática do professor.
A referida metodologia oportuniza aprendizagem significativa. visa o desenvolvimento das competência intelectuais ,éticas e estéticas necessárias á formação do ser humano apto a interagir na sociedade de seu tempo e capaz de interferir construtivamente na realidade socioeconômico e cultural.
Abrange situações de aprendizagem que entendem ao compromisso cientifico e filosófico da escola.
Valoriza os conhecimentos  prévios , a cultura da comunidade e propicia o acesso ao saber local, regional e universal da humanidade
Voltada para educação interdisciplinar e tendo como meta almejada o “APRENDER A APRENDER”, valoriza o SABER, o SABER FAZER, o SER e o CONVIVER.
CAPITULO II
DA AVALIAÇÃO
Art13 PPP-A avaliação caracteriza-se como um processo permanente e continuo, participativo, cumulativo e interativo envolvendo todo o segmentos escolar ocorrem simultâneo  e avaliação e a recuperação fazem parte desse processo acontecendo, permanentemente, num mesmo tempo pedagógico  uma vez que é a parte indissociável do processo, cujo compromisso maior é aprendizagem.



Um comentário:

  1. Olá Rossana!
    Que legal a sua história enfrentaste barreiras e "filha de peixe, peixinho é", não é mesmo?! Tornaste professora como sua mãe, por admirá-la e por ela lutar em seu favor.
    Sobre escrever espelhado, nosso cérebro é maravilho, conforme você postaste em outro post.
    Abr@ço!

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