Meu nome é Rossana Chultes Linhares sou
formada em Magistério.
Há mais de 20 anos quando eu entrei
na escola, já lendo e conhecendo o alfabeto, porém por ser canhota escrevia
espelhado. Em certa ocasião eu copiei todo quadro espelhado e a professora faz
um xis na página de meu caderno que passou por umas três páginas devido à força
usada para riscar o que eu tinha copiado. Minha mãe foi até a escola para conversar
com a orientadora e a direção, pois ficou estarrecida com a falta de
profissionalismo da professora e resolveu me trocar de escola. Devido à
dificuldade na escrita minha mãe buscou uma psicopedagoga. Mas eu continuava
descoordenada, não só na coordenação motora fina, mas também na ampla. Muitas
vezes não era convidada para dança e participar de algumas atividades por ser
descoordenada. Minha mãe sempre me dando apoio, ”brigando por mim”, insistia
que eu participasse, pois a função da escola, para ela, também era desenvolver
esses aspectos, através da dança e demais atividades esportivas e artísticas.
Ela também é professora e por admirar o que ela fazia, e por sempre gostar de interagir
com crianças, resolvi ser professora para trabalhar com pessoas com necessidade
especiais. Mesmo depois de superado as dificuldades, mesmo não sendo a melhor
aluna, mas bastante esforçada.
Cursando o
Magistério, através de uma colega, conheci
ACADEF, coral em canto onde conheci a Renata que é Maestra(maestrina) do
grupo, lá tive contato com diversas deficiência, era coralista e ajudava no que era necessário.
Me formei em
2008 ,tempos depois a Renata me convidou
para trabalhar com ela na Associação legato, onde alfabetizava crianças, jovens e adultos. A
filosofia da Legato: “A inclusão da
pessoa com deficiência através da arte”.
Então me apaixonei mais por ensinar e perceber que sim todos podem aprender e
cresci muito como pessoa.
Entrei no
estado em 2012 e em 2013 tive o prazer em trabalhar com primeiro ano, turma de
alfabetização. A turma era muito boa e
lá conheci dois alunos que me marcaram bastantes gênios incompreendidos com
pensamentos lógicos e um ótimo vocabulário, porém com uma personalidade forte.
Patologia deles era hiperatividade e transtorno global. Alunos ótimos oralmente
Mas sem paciência de escrever atividades compridas. Com essa turma fiz o
projeto das parlenda e no final do ano gravamos o filme do gato xadrez baseado
no livro de mesmo nome. Com o decorrer do projeto os alunos aprendiam brincando
começaram a ler e escrever e aos poucos foram aprendendo a esperar e registrar
e no ano seguinte peguei a mesma turma e no final do segundo eles tinha
evoluído muito e eu, como professora, aprendi bastante.
TITULO III
DO PROCESSO PEDAGOGICO
CAPITULO I
A METODOLOGIA DE ENSINO
Art12 PPP: A Metodologia trabalhada nas diferentes áreas do conhecimento está
embasada na interação entre aluno objeto de conhecimento, mediada pela
intervenção pedagógica e didática do professor.
A referida metodologia
oportuniza aprendizagem significativa. visa o desenvolvimento das competência
intelectuais ,éticas e estéticas necessárias á formação do ser humano apto a
interagir na sociedade de seu tempo e capaz de interferir construtivamente na realidade
socioeconômico e cultural.
Abrange situações de
aprendizagem que entendem ao compromisso cientifico e filosófico da escola.
Valoriza os
conhecimentos prévios , a cultura da
comunidade e propicia o acesso ao saber local, regional e universal da humanidade
Voltada para educação
interdisciplinar e tendo como meta almejada o “APRENDER A APRENDER”, valoriza o
SABER, o SABER FAZER, o SER e o CONVIVER.
CAPITULO II
DA AVALIAÇÃO
Art13 PPP-A avaliação
caracteriza-se como um processo permanente e continuo, participativo,
cumulativo e interativo envolvendo todo o segmentos escolar ocorrem
simultâneo e avaliação e a recuperação
fazem parte desse processo acontecendo, permanentemente, num mesmo tempo
pedagógico uma vez que é a parte
indissociável do processo, cujo compromisso maior é aprendizagem.
Olá Rossana!
ResponderExcluirQue legal a sua história enfrentaste barreiras e "filha de peixe, peixinho é", não é mesmo?! Tornaste professora como sua mãe, por admirá-la e por ela lutar em seu favor.
Sobre escrever espelhado, nosso cérebro é maravilho, conforme você postaste em outro post.
Abr@ço!