domingo, 15 de maio de 2016

Hora do recreio



Essa semana ocorreu algo que me fez recordar á  aula de  ludicidade, em março deste ano , sobre um vídeo que vimos,  um curta metragem: “O Fim do recreio” (Vinícius Mazzon e Nélio Spéa,2012”).O curta conta a historia, de um projeto de lei que pretendia  acabar  com a hora do recreio  escolar, um grupo de crianças  se uniram para derrubar essa lei de uma forma organizada.”
               Ao contrario do que pretendia o objetivo do curta-metragem, não é um projeto de lei, nem o fim do recreio e nem tão pouco algo  ligado ao governo que me trouxe essa lembrança. A única semelhança nessa história é a forma com que os alunos se organizaram de forma pacífica para protestarem por seus direitos durante o acontecido .
               Quinta-feira dia 12 de maio de 2016, era um dia como outro qualquer, o dia amanheceu quente, porém ao decorrer da tarde o tempo mudou abruptamente, ficou muito frio. Por esse motivo as crianças não estavam vestidas adequadamente para o frio. A direção e o CPM decidiram liberar os alunos 20 minutos mais cedo. A norma da escola nos permite liberar os alunos mais cedo sempre quando chove ou quando o tempo não esta firme, pois não há área coberta. Depois do lanche, a supervisora passou em sala em sala avisando que não iria haver recreio.
               Minha turma estava no refeitório lanchando, tínhamos atrasado pois estávamos acabando  uma atividade. Quando chegamos na sala a supervisora já tinha passado no pavilhão no segundo andar, estava passando no térreo. A minha paralela veio me comunicar que não ia ter recreio e os alunos ouviram e decidiram protestar para que houvesse recreio  e se organizaram de forma pacifica e decidiram escrever uma carta para diretora pedindo o recreio. Dividiram-se em grupos elegeram lideres foram no outro quarto ano falaram o que iam fazer e o motivo, levaram as cartas nas mãos da diretora que prometeu ler e depois dar o seu posicionamento. Fizeram sobre a supervisão da professora.
“(...)Querida “dire”, devolva o nosso recreio, pois nos somos crianças e precisamos extravasar e esse é o  momento onde as crianças brincam organizadamente, sei que a senhora tem algum motivo, mas eu te peço por favor....”( trecho da carta do aluno Lucas 4° ano turma 42)
               A equipe diretiva levou na esportiva, mas a diretora não mudou sua a posição. Realmente aquele dia estava muito frio, mas foram nas salas das turmas de quarto ano para dar a explicações sobre o motivo no qual não iria haver recreio. Para as professoras do quartos anos, foi sugerido que os levassem para o auditório onde eles brincassem, pois o recreio é realmente direito dos alunos. Qualquer forma de protesto é válida, desde quando feito de forma pacifica. Aula de português foi riquíssima, pois foram trabalhados diferentes tipos de texto e argumentação.
               “O  principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas  e não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram”. (Jean Piaget)

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