segunda-feira, 8 de abril de 2019

O Brincar 11/06/2016


“As leituras dos textos: “O jogo na Educação Infantil”, “O jogo no cotidiano escolar”  indicados pelas professoras, da interdisciplina “Ludicidade e Educação”,  são bem interessantes um é complemento do outro e volto afirmar que brincar é coisa seria, pois no brincar as crianças está manifestando tudo aquilo que vivencia em seu dia á dia, sem contar que aprendem a lidar com situações problemas. Acredito que os jogos dirigidos são muito importantes, pois através dos jogos que acontecem aprendizagens significativas. Brincar por brincar é de suma importância, pois brincar “livres” é onde manifestam tudo àquilo que os rodeiam e soltam suas criatividades. Percebo que o brincar não é bem quisto, já ouvi alguns  comentário que é perda de tempo.
Parafraseando o autor de o texto brincar no cotidiano escolar e o Mario Quintana, diria que “às vezes agente pensa que esta perdendo tempo e esta criando novas formas de ser e de estar na vida”. “Mas temos que nos dar de conta disso, o que não é fácil e nem simples”. Diria que a importância do jogo didatizado esta no fato de estar oficializado o brincar durante o tempo/espaço da aula.

Projeto-Revista de educação: O Jogo na sala de aula COLLARES DARLI.

            O brincar é importante em qualquer série, conversando com alunos de série que já dei aula a principal reclamação é que copiam, fazendo exercícios estéreis sem importância. Os alunos chegam ao quinto ano ou nas series finais são tratados como “mini adultos” como se tudo fosse obvio.
            Com esta turma escuto a mesma reclamação que a professora também não brincava e era um segundo ano. Se nós que somos adultos, não aguentamos reuniões extensas, imagina as crianças?
            Penso nos pequenos que entrarão mais cedo na escola com quatro anos enfileirados um atrás do outro, faço as minhas palavras de Fernando Becker mais laboratórios e menos auditórios.

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