Alguma semana atrás ficou um pouco desapontada. A escola que leciono,
solicitou que eu fizesse provas para avaliar o desenvolvimento dos alunos do
terceiro ano e que poderia fazer o portfólio como um trabalho de acompanhamento,
mas teria que ter uma prova para comprovar para os pais o rendimento, as provas
estavam no regimento da escola. Às vezes me questiono em relação a ter o olhar
diferenciado para o aluno, como posso aplicar uma prova onde
os alunos estão começando a ter aquisição da escrita e leitura?
Vem
abaixo tudo que aprendemos e o que acredito. Vai que no dia que apliquei as
provas os alunos estão com algum problema e não estão bem naquele dia? Ou
talvez aquela pergunta que eles não estão acostumados? Acredito que avalição
deveria ser feita todos os dias. Mas por outro lado, precisamos nos munir de
argumentos se precisarmos reter alguém. Será que avaliação através de prova é
eficiente? Será que o portfólio sozinho não é eficiente?
Penso
que que ambos são importantes, pois para entrar na faculdade concurso público é
necessário fazer as provas. Acredito que pode ser trabalhados paralelamente, o
portfólio e a prova, pois a prova o aluno a resolver sozinha a professora ira
observar o que o aluno consegue fazer só. Alguns questionamentos como o aluno
não alfabetizado realizar a prova, na aplicação da prova Brasil o professor leu
para o aluno e ele ia respondendo. Como o terceiro ano e a retomada da
alfabetização a professora deverá trabalhar o alfabeto, depois frase ate chegar
o texto. Se o aluno não consegue acompanhar ele não estará apto para o quarto
ano. Se o aluno não estiver bem cabe à sensibilidade da professora, para que
faça em outro dia ou a recuperação, pois o terceiro ano não é nota e sim
parecer. Porque a professora faz avaliação diariamente. É necessário nos munir de argumentos se precisarmos reter alguém.
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