segunda-feira, 15 de abril de 2019

Avaliação ou portfolio: 19/05/17


Alguma semana atrás ficou um pouco desapontada. A escola que leciono, solicitou que eu fizesse provas para avaliar o desenvolvimento dos alunos do terceiro ano e que poderia fazer o portfólio como um trabalho de acompanhamento, mas teria que ter uma prova para comprovar para os pais o rendimento, as provas estavam no regimento da escola. Às vezes me questiono em relação a ter o olhar diferenciado  para o aluno, como posso aplicar uma prova onde os  alunos estão começando a ter aquisição da escrita e leitura?
           Vem abaixo tudo que aprendemos e o que acredito. Vai que no dia que apliquei as provas os alunos estão com algum problema e não estão bem naquele dia? Ou talvez aquela pergunta que eles não estão acostumados? Acredito que avalição deveria ser feita todos os dias. Mas por outro lado, precisamos nos munir de argumentos se precisarmos reter alguém. Será que avaliação através de prova é eficiente? Será que o portfólio sozinho não é eficiente?

            Penso que que ambos são importantes, pois para entrar na faculdade concurso público é necessário fazer as provas. Acredito que pode ser trabalhados paralelamente, o portfólio e a prova, pois a prova o aluno a resolver sozinha a professora ira observar o que o aluno consegue fazer só. Alguns questionamentos como o aluno não alfabetizado realizar a prova, na aplicação da prova Brasil o professor leu para o aluno e ele ia respondendo. Como o terceiro ano e a retomada da alfabetização a professora deverá trabalhar o alfabeto, depois frase ate chegar o texto. Se o aluno não consegue acompanhar ele não estará apto para o quarto ano. Se o aluno não estiver bem cabe à sensibilidade da professora, para que faça em outro dia ou a recuperação, pois o terceiro ano não é nota e sim parecer. Porque a professora faz avaliação diariamente. É necessário nos munir de argumentos se precisarmos reter alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário