Em
minha caminhada acadêmica, desde o magistério até os dias de hoje, os professores
ressaltavam que os alunos no qual perceberíamos que não acompanhavam a turma, nós
professores deveríamos ter um olhar diferenciado e que os laudos eram
secundários, mas o importante era aprendizagem.
Hoje
em dia percebo que os laudos, são importantes e se fazem necessários; Porém mesmo
sem os laudos, todos têm o direito da aprendizagem e ter um olhar para o cada
aluno também é importante e necessário, para que ocorra a aprendizagem, assim como
planejamento diferenciado. Entretanto se o aluno não tiver laudo, e os responsáveis
julgarem, que os alunos não necessitam de uma avaliação diferenciada, a professora,
ficará impedida de fazer.
A professora ao perceber a dificuldade do
aluno, deverá encaminhar o caso para a direção aonde irá, tomar as devidas providencias.
Irá chamar os responsáveis dos alunos para o encaminhamento ao atendimento
especializado; Caso os pais não estejam de acordo, não levarem a criança não
terá nenhum problema, pois não são obrigados aceitarem o atendimento
especializado.
Venho ressaltando desde o começo do texto, que
a meu ver os laudos são importantes, apesar de ser um pedaço de papel ele
assegura o direito, da criança a aprendizagem, o direito do planejamento avaliação
diferenciada. Uma vez com laudo, passará ser o dever do professor a ter um
olhar diferenciado para esse aluno.
Apesar
de a educação ser um direto a todos e que cada aluno é diferente, a escola
insiste em um aprendizado uniforme, se todos não aprendem no mesmo ritmo e do
mesmo jeito, corre o risco, da exclusão, segundo muitos colegas, os alunos que
não sabem irão ficar para traz.
Caso de insistência em
fazer uma prova diferenciada, se os responsáveis sentirem prejudicados, pois o
aluno não teve o mesmo direito dos demais, o professor corre o risco de ser
processado; Como já aconteceu no estado.
Nós professores,
tentamos ao máximo, com que o aluno aprenda e não se sintam excluídos, que sua autoestima
se eleve, ao perceber que conseguem fazer as atividades sem auxilio da
professora. Cada um tem um saber, (ninguém sabe mais ou menos e sim um saber
diferente). Mas o intuito do professor é incluir os alunos ,mas na maioria das vezes
acaba por excluí-los.
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