No
inicio do ano letivo percebi que a reprovação é um mal necessário, desde que
seja algo bem pensado e não sirva como punição.
No
ano passado tinha dois alunos do terceiro ano que já haviam reprovados 3 anos,
na mesma série. Os alunos no final do ano estavam bem integrados com a turma e
tiveram evolução na aprendizagem e passaram para o quarto ano. Apesar das dificuldades
na aprendizagem estavam lendo e escrevendo. Porém teve dois casos que achei
necessário reter, pois os alunos estavam recém aprendendo o nome e não
conheciam as letras do alfabeto. Acredito que quando reprovamos um aluno
devemos pensar em algo para tira-lo da acomodação para que assim o aluno faça o
exercício de equilíbração para que haja acomodação novamente, para que ocorra a
aprendizagem (pois o processo de aprendizagem ocorre na desacomodação, para que
haja equilibração);
Fazendo uma autorreflexão cheguei à seguinte conclusão,
reprovar o aluno sem mudar a metodologia de ensino o aluno continuará sem
aprender. Nos professores teremos que ter uma metodologia diferente para que o
aluno aprenda.
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