domingo, 16 de julho de 2017

O Desenvolvimento do P.A Projeto de aprendizagem


            O PA (Projeto de aprendizagem) com as turmas teve um resultado, incrível pois através deles conseguimos resgatar a auto estima , encantar os alunos os com livro; Porém o nosso trabalho não  acabou por aqui ,iremos continuar ate o final do ano. Pois utilizamos a literatura com enfoque para aprendizagem significativa, provocar os alunos a serem críticos. A nossa pergunta geradora foi:
            O que aprendemos com as historias infantis? O principal interesse dos alunos foi continuar ouvindo as historias. Através disso consegui engajar a valorização da leitura de textos literária, o desenvolvimento pessoal critérios de escolhas de suas obras preferidas, para serem compartilhadas com os colegas, sem contar a democracia, para escolherem os títulos e as ordens para serem apresentadas.
“Esses contos (referindo-se especificamente aos contos de Perrault), quando éramos crianças, nos introduziram num universo encantado cuja admirável magia nos permitiu dar impulso à nossa imaginação cada vez que as dificuldades da vida real ameaçavam nos abater, o que era frequentemente o caso” ... “as esperanças, mantidas pelos contos de fadas, nos permitiam superar corajosamente as adversidades, fossem elas reais ou imaginárias” ...”se tivéssemos ficado por conta própria, nossos sonhos seriam limitados por imagens de cólera e vingança, por satisfações que teriam sido limitadas ao campo muito restrito de nossa experiência. Os contos de fadas graças à sua imensa variedade de acontecimentos e situações, graças às suas ricas - e muitas vezes ricas demais - descrições de prazeres, nos permitiram tecer à sua imagem fantasias otimistas que nos arrancavam de uma mundo no qual nós estaríamos bem mais descontentes de habitar” (p. 7-9).
          Ao trabalhar as histórias infantis sem dúvida nenhuma fomentou a imaginação doa alunos, estimulamos curiosidade. Ao desenvolver o pensamento crítico não foi difícil eles perceberem a “moral da historia”, pois as historias infantis trazem ensinamentos. A primeira historia escolhida foi a Chapeuzinho Vermelho como foi feito o aprofundamento, as crianças pesquisaram  com auxilio dos pais  as varias versões da chapeuzinho vermelho. Tais como, deu a louca no chapeuzinho, chapeuzinho amarelo, chapeuzinho de outros desenhos como o do pica-pau, através disso apareceram a historia  do Charles Perraulot, eles de uma maneira coletiva através de debate compreenderam  a moral da historia, através do mapa conceitual, Produzimos textos coletivos e individual, aproveitei o gancho como as crianças não estavam alfabetizadas explorei o máximo a linguagem escrita e oral. Através de forma lúdica, trabalhei a escrita e leitura.
            A cada história foi feito uma aprofundamento diferente, com aquilo que despertasse a curiosidade, o legal desse tema que trouxeram vários eixos para serem explorados. O coelhinho que não era de pascoa, construímos o mapa conceitual e logo descobriram qual seria a moral da historia, aceitar a opinião e gosto de cada pessoas. Eles observaram os diferentes gêneros textuais, como os  bilhete e a receita, pois exploramos os textos de maneira coletiva. Eles perguntaram se poderiam faze a recita do ovo, entre eles perceberam que era inviável e fizemos os negrinhos, pesquisamos a receita e uma das alunas trouxeram uma receita  que não precisava de fogão. Pesquisaram e fizeram uma apresentação sobre os símbolos das pascoas. Ficaram curiosos sobre as profissões e fizemos uma entrevista elaborados por eles, para saber  a profissões dos pais.

            O patinho feio, Leitura das  histórias, recontagem, debate e relação com a vida das crianças. O Patinho Feio – partimos do propósito de desenvolver a concepção de família como um bem maior, A alfabetização e o letramento são dois processos distintos, mas são interdependentes. Muitas crianças chegam à escola com um bom letramento pelas oportunidades proporcionadas pelo seu meio. Fortalecer os valores e virtudes morais tendo por suporte a literatura infantil e esta última, como elemento articulador do processo de letramento. Promover a oralidade através de diálogos sobre os episódios das histórias criando aproximação com a realidade vivenciada pelos alunos. Confecção de livro coletivo e confecção de livro individual.

domingo, 2 de julho de 2017

Qualidade na educação







            Para termos qualidade da educação o fator interescolar é de suma importância, pois através dele a escola oferece para os alunos condições em geral, influenciam no destino educacional e ocupacional de cada aluno. Dando Condições pedagógicas para que aja aprendizagem significativa,  através  de materiais pedagógico ,passeios, atividades culturais.  
 Não posso deixa de mencionar sobre as formações continuadas para os professores, a valorização do profissional, planos de carreiras, matérias para que o professora consiga desenvolver o seu trabalho de forma digna.
Um dos programas do governo federal  é  uma formação continuada é o pacto da idade certa que através de palestras e trocas de atividades vem auxiliando em muito os professores de alfabetização, através desse programa as escolas são comtempladas com livros de literatura e jogos didáticos.
            Outro programa que auxiliam a formação de Professores UAB, onde professores que não tem formação superior, eles fazem um vestibular para entrarem no programa.
            Fatores extracurriculares  características sócias demográficas e socioeconômicas que, em geral, influenciam no destino educacional e ocupacional dos Como são analisadas os que, em geral, influenciam no destino educacional e ocupacional dos indivíduos.
            Através do PDDE Beneficia a escola e os alunos, destinando anualmente, em parcela única, recursos financeiros em caráter suplementar, sem a necessidade de celebração de convênio, acordo ou ajuste, e.m atendimento às competências estabelecidas pelo pacto federativo, às escolas públicas estaduais e municipais e privadas de educação especial, que possuam alunos matriculados na educação básica, com o propósito de contribuir para o provimento das necessidades prioritárias dos estabelecimentos educacionais beneficiários, como a aquisição de material permanente; manutenção, conservação e pequenos reparos da unidade escolar; aquisição de material de consumo necessário ao funcionamento da escola; avaliação de aprendizagem; implementação de projeto pedagógico; e desenvolvimento de atividades educacionais.
            O programa engloba várias ações e objetiva a melhora da infraestrutura física e pedagógica das escolas e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica.