domingo, 16 de julho de 2017

O Desenvolvimento do P.A Projeto de aprendizagem


            O PA (Projeto de aprendizagem) com as turmas teve um resultado, incrível pois através deles conseguimos resgatar a auto estima , encantar os alunos os com livro; Porém o nosso trabalho não  acabou por aqui ,iremos continuar ate o final do ano. Pois utilizamos a literatura com enfoque para aprendizagem significativa, provocar os alunos a serem críticos. A nossa pergunta geradora foi:
            O que aprendemos com as historias infantis? O principal interesse dos alunos foi continuar ouvindo as historias. Através disso consegui engajar a valorização da leitura de textos literária, o desenvolvimento pessoal critérios de escolhas de suas obras preferidas, para serem compartilhadas com os colegas, sem contar a democracia, para escolherem os títulos e as ordens para serem apresentadas.
“Esses contos (referindo-se especificamente aos contos de Perrault), quando éramos crianças, nos introduziram num universo encantado cuja admirável magia nos permitiu dar impulso à nossa imaginação cada vez que as dificuldades da vida real ameaçavam nos abater, o que era frequentemente o caso” ... “as esperanças, mantidas pelos contos de fadas, nos permitiam superar corajosamente as adversidades, fossem elas reais ou imaginárias” ...”se tivéssemos ficado por conta própria, nossos sonhos seriam limitados por imagens de cólera e vingança, por satisfações que teriam sido limitadas ao campo muito restrito de nossa experiência. Os contos de fadas graças à sua imensa variedade de acontecimentos e situações, graças às suas ricas - e muitas vezes ricas demais - descrições de prazeres, nos permitiram tecer à sua imagem fantasias otimistas que nos arrancavam de uma mundo no qual nós estaríamos bem mais descontentes de habitar” (p. 7-9).
          Ao trabalhar as histórias infantis sem dúvida nenhuma fomentou a imaginação doa alunos, estimulamos curiosidade. Ao desenvolver o pensamento crítico não foi difícil eles perceberem a “moral da historia”, pois as historias infantis trazem ensinamentos. A primeira historia escolhida foi a Chapeuzinho Vermelho como foi feito o aprofundamento, as crianças pesquisaram  com auxilio dos pais  as varias versões da chapeuzinho vermelho. Tais como, deu a louca no chapeuzinho, chapeuzinho amarelo, chapeuzinho de outros desenhos como o do pica-pau, através disso apareceram a historia  do Charles Perraulot, eles de uma maneira coletiva através de debate compreenderam  a moral da historia, através do mapa conceitual, Produzimos textos coletivos e individual, aproveitei o gancho como as crianças não estavam alfabetizadas explorei o máximo a linguagem escrita e oral. Através de forma lúdica, trabalhei a escrita e leitura.
            A cada história foi feito uma aprofundamento diferente, com aquilo que despertasse a curiosidade, o legal desse tema que trouxeram vários eixos para serem explorados. O coelhinho que não era de pascoa, construímos o mapa conceitual e logo descobriram qual seria a moral da historia, aceitar a opinião e gosto de cada pessoas. Eles observaram os diferentes gêneros textuais, como os  bilhete e a receita, pois exploramos os textos de maneira coletiva. Eles perguntaram se poderiam faze a recita do ovo, entre eles perceberam que era inviável e fizemos os negrinhos, pesquisamos a receita e uma das alunas trouxeram uma receita  que não precisava de fogão. Pesquisaram e fizeram uma apresentação sobre os símbolos das pascoas. Ficaram curiosos sobre as profissões e fizemos uma entrevista elaborados por eles, para saber  a profissões dos pais.

            O patinho feio, Leitura das  histórias, recontagem, debate e relação com a vida das crianças. O Patinho Feio – partimos do propósito de desenvolver a concepção de família como um bem maior, A alfabetização e o letramento são dois processos distintos, mas são interdependentes. Muitas crianças chegam à escola com um bom letramento pelas oportunidades proporcionadas pelo seu meio. Fortalecer os valores e virtudes morais tendo por suporte a literatura infantil e esta última, como elemento articulador do processo de letramento. Promover a oralidade através de diálogos sobre os episódios das histórias criando aproximação com a realidade vivenciada pelos alunos. Confecção de livro coletivo e confecção de livro individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário