domingo, 30 de outubro de 2016

Matemática em sala de aula



Matemática em sala de aula:
        Achei o texto a matemática em sala de aula, muito interessante pois mostra que os materiais concretos são importantíssimos para a compreensão dos alunos para multiplicação e divisão , aprendendo brincando. A multiplicação ainda muito mais fácil a compreensão mas a divisão por ser “3 operações diferentes”(Multiplicação, subtração e divisão).
            A importância da explicação, trabalho um algarismo por vez e  começo pela do 2 até chegar a 10. Sempre  enfatizando que a multiplicação são sucessivas adições  do olgaritimo,.
Ex: 2x3=  3+3.   3x3= 3+3+3    4x3= 3+3+3+3


 Construir cartazes, utilizar o material dourado como material concreto.
                
      
       O material dourado para que os alunos tenham a  compreensão compreensão  do porque que do número sobe(dezena, centena e milhar).Depois que eles compreenderem a multiplicação inicio a divisão.
            Inventei o problema matemático utilizando chocolate, dizendo que a manhã comprou uma caixa de bis com 24 bis e sua mãe mandou dividir com seu irmão então ele deu 1: A prof pergunta é justo como podemos fazer e então junto com os alunos ela arma  a operação .(Resposta seria a metade) e depois chega mais um amigo. Na hora que dividir já mostra a tabuada e resolvendo por algaritimo:
Que numero da tabuada o resultado é 2: R:1
Que numero da tabuada o resultado é 4:R=1
Inicia-se com as tabuadas sem restos.

Para que os aluno pudessem melhor entender resolvi elaborar um problema matemático para que eles melhor entendesse.
Os alunos estavam com dificuldade em efetuar a  divisão então criei uma história matemática coletiva. Corrigia na folha  e os alunos armavam respondiam no  quadro. Logo após que os alunos respondiam  a professora explicava passo á passo. No final das atividades  os alunos comeram pizzas doada pela pizzaria Kabanas.
Jhon estava fazendo planos para sua festa de comemoração do seu aniversário de 18 anos. Afinal iria ao completar 18 anos será maior de idade. Mas com essa história de crise a grana estava curta, pensou em chamar alguns amigos para ir na pizzaria. Então lembrou que teria que pagar gorjeta ao garçom e mais o estacionamento. Sendo assim, decidiu comprar umas pizzas para comer em casa e chamar seus amigos.
Então pesquisou na internet qual pizzaria seria a melhor, então percebeu que a Pizzaria Kabana teria a maior e melhor pizza da cidade. Comprando uma  pizza, percebeu que daria 16 fatias. Ele começou a pensar na galera do seu grupo: pensou no José, depois se lembrou do Lucas e depois lembrou do Alessandro, lembrou do Andrius sem contar o Charles, Endryw não podia deixar de convidar o Andre e o Kauam, o Juan também é muito legal...
Fazendo as contas percebeu que com uma pizza ele não iria conseguir agradar e cessar a fome de todos, então ele pensou em pedir duas pizzas assim conseguiria o dobro de fatias. Você sabe qual o dobro de 16? Vocês concordam que com uma pizza só seria pouco? Quantas fatias deram para 2 pessoas? Quantas fatias dariam para 3 pessoas? Quantas fatias dariam para 4 pessoas? Quantas fatias dariam para 5 pessoas? Quantas fatias dariam para 6 pessoas? Quantas fatias dariam para 7 pessoas? Quantas fatias dariam para 8 pessoas? Quantas fatias dariam para 9 pessoas?
Já que descobrimos o dobro, vamos ver se agora a quantia é suficiente?
Então percebeu que o dobro de fatias novamente era pouco, pois quantas fatias deram para nove pessoas? Fora de cogitação deixar de convidar alguns de seus amigos então pediu mais uma pizza qual o triplo de 16? 
Continuou o seu calculo e pediu o quadruplo de 16?
 Vocês concordam que com um 4 pizzas seria pouco? Quantas fatias deram para 2 pessoas? Quantas fatias daria para 3 pessoas? Quantas fatias dariam para 4 pessoas? Quantas fatias dariam para 5 pessoas? Quantas fatias dariam para 6 pessoas? Quantas fatias dariam para 7 pessoas? Quantas fatias dariam para 8 pessoas? Quantas fatias dariam para 9 pessoas?
Já que descobrimos que o quadruplo é pouco, será que o quíntuplo é suficiente? Falando nisto, qual o quíntuplo de 16?
Será que essa quantia de fatias de pizzas é suficiente? Não seria melhor pedir mais uma. Qual será o sêxtuplo de 16?
Quantas fatias deu 2 pizzas? Quantas fatias deu 3 pizzas? Quantas fatias deu  4 pizzas? Quantas fatias deu  5 pizzas? Quantas fatias deu  6 pizzas? Quantas fatias deu  7 pizzas? Quantas fatias deu  8 pizzas? Quantas fatias deu  9 pizzas?
            Mas como eram muitos meninos e eles comem muito, Jhon ficou em dúvida ele resolveu pedir mais uma e com essa já são 7. Qual sétuplo de 16?
Agora chega! Que exagero, você não acha? Quantas fatias deram 2 pizzas? Quantas fatias deram 3 pizzas? Quantas fatias deram 4 pizzas? Quantas fatias deram 5 pizzas? Quantas fatias deram 6 pizzas? Quantas fatias deram 7 pizzas? Quantas fatias deram 8 pizzas? Quantas fatias deram 9 pizzas?
      Então ele decidiu comprar sete pizzas. Depois de tantas contas vamos comemorar com Jhon?! Bom apetite! (Ganhamos pizza).Quem quer Pizza?!



domingo, 23 de outubro de 2016

Mundo da imaginação

                                

 

                Este ano a minha turma do quarto ano são bem participantes, eles estão adorando ler uma vez por semana estendo um lençol no chão e eles escolhem um livro eles dedicam 30 minutos para ler, ler por ler sem fazer interpretação, desenho ou qualquer outro tipo de exploração eles simplesmente leem e houve uma melhora significativa em sua escrita, pois a leitura além de melhorar o vocabulário ela melhora significativamente a sua escrita.
            Uma vez por mês eles leem a obra que eles escolheram  através de um microfone e caixa de som, para que todos da turma escutem. No outro trimestre faltou o tempo deles lerem no microfone eles me cobraram, pois foi uma experiência diferente, mas no mesmo tempo eles adoraram entre outras tantas experiências.
            Acredito que seja importante cobrar os alunos a fazer uma interpretação, mas é importante ler por ler, para dar asas a imaginação e os deixar voarem, sem sair do lugar. Logo após eles lerem, eles contaram a historia no microfone, foi simplesmente o máximo, pois eles se sentiram poderosos, pois foi o momento em que a suas vozes fossem escutadas sem interrupção, foi um empedramento do saber e uma maneira de avaliar a leitura de uma forma que não foi martirizante.