Este
ano a minha turma do quarto ano são bem participantes, eles estão adorando ler
uma vez por semana estendo um lençol no chão e eles escolhem um livro eles
dedicam 30 minutos para ler, ler por ler sem fazer interpretação, desenho ou
qualquer outro tipo de exploração eles simplesmente leem e houve uma melhora
significativa em sua escrita, pois a leitura além de melhorar o vocabulário ela
melhora significativamente a sua escrita.
Uma vez
por mês eles leem a obra que eles escolheram através de um microfone e caixa de som, para
que todos da turma escutem. No outro trimestre faltou o tempo deles lerem no
microfone eles me cobraram, pois foi uma experiência diferente, mas no mesmo
tempo eles adoraram entre outras tantas experiências.
Acredito
que seja importante cobrar os alunos a fazer uma interpretação, mas é
importante ler por ler, para dar asas a imaginação e os deixar voarem, sem sair
do lugar. Logo após eles lerem, eles contaram a historia no microfone, foi
simplesmente o máximo, pois eles se sentiram poderosos, pois foi o momento em
que a suas vozes fossem escutadas sem interrupção, foi um empedramento do saber
e uma maneira de avaliar a leitura de uma forma que não foi martirizante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário