domingo, 10 de abril de 2016

Brincar por brincar

 

Assistindo a  aula da interdisciplina ludicidade e educação,  reforçou o que eu pensava e  despertou  para aquilo  que nunca havia prestado atenção ,que  o brincar por brincar é tão importante quanto a brincadeiras dirigidas ou  jogo pedagógico , para o desenvolvimento de nossos alunos.
Decidi dividir a aula de Educação-física em dois momentos:  O primeiro momento era o jogo dirigido e o segundo momento era o brincar livremente, só que antes de começar, fizemos varias combinações entre elas, era que  eles não poderiam utilizar os materiais pedagógico (bola ,corda , bambolê etc..) e nem  poderiam brincar de luta . A primeira reação foi ficarem bravos e não querer participar, logo em seguida    saíram correndo pela quadra correndo por correr. Na ultima aula eles estavam mais acostumados então eles já começaram a “brincar” de reproduzir as brincadeiras que eu já havia feito e as minhas falas.
Toda criança é um artista, difícil é tornar-se adulto sendo ainda artista. (André Anacoreta)
Pude notar que o brincar “livremente” de ser quem eles quiserem ser, imaginar castelos, bruxas, dragão... Não era tão simples o quanto eu imaginava; Eles estavam tão acostumados com as brincadeiras dirigidas que eles não sabiam brincar. Nós professores sem perceber engessamos os nossos alunos e somos uns dos responsáveis por acabar com a criatividade dos nossos alunos, eles estavam esquecendo-se de  ser crianças e brincar por brincar, coisa que em outros locais fazem com facilidade.
Essa experiência me ensinou o quão importante  o brincar por brincar é importantíssimo para o desenvolvimento da criatividade e o desenvolvimento de nossos alunos.
Nos professores com anseio de vencer os conteúdos esquecemos que trabalhamos com crianças e o quão serio é o brincar para o desenvolvimento de nossos alunos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário