Assistindo a aula da interdisciplina ludicidade e educação, reforçou
o que eu pensava e despertou para aquilo que nunca havia prestado atenção ,que o brincar por brincar é tão importante quanto
a brincadeiras dirigidas ou jogo
pedagógico , para o desenvolvimento de nossos alunos.
Decidi
dividir a aula de Educação-física em dois momentos: O primeiro momento era o jogo dirigido e o
segundo momento era o brincar livremente, só que antes de começar, fizemos
varias combinações entre elas, era que eles não poderiam utilizar os materiais
pedagógico (bola ,corda , bambolê etc..) e nem
poderiam brincar de luta . A primeira reação foi ficarem bravos e não
querer participar, logo em seguida saíram
correndo pela quadra correndo por correr. Na ultima aula eles estavam mais
acostumados então eles já começaram a “brincar” de reproduzir as brincadeiras
que eu já havia feito e as minhas falas.
Toda criança é um artista, difícil é tornar-se
adulto sendo ainda artista. (André
Anacoreta)
Pude notar que
o brincar “livremente” de ser quem eles quiserem ser, imaginar castelos, bruxas,
dragão... Não era tão simples o quanto eu imaginava; Eles estavam tão acostumados
com as brincadeiras dirigidas que eles não sabiam brincar. Nós professores sem
perceber engessamos os nossos alunos e somos uns dos responsáveis por acabar
com a criatividade dos nossos alunos, eles estavam esquecendo-se de ser crianças e brincar por brincar, coisa que
em outros locais fazem com facilidade.
Essa
experiência me ensinou o quão importante o brincar por brincar é importantíssimo para o
desenvolvimento da criatividade e o desenvolvimento de nossos alunos.
Nos
professores com anseio de vencer os conteúdos esquecemos que trabalhamos com
crianças e o quão serio é o brincar para o desenvolvimento de nossos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário