segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Utopia

         Dentro da  sala de aula  em algumas situações me vem um sentimento de impotência, como exemplo o fato de o aluno necessitar de algum atendimento por especialistas ,pois tem alguma necessidade  especial, e por maior boa vontade que tenha de ajudá-lo,  tem  situações que me sinto de braços amarrados, pois dependo de terceiros. Dos pais que não aceitam o problema dos filhos, ou que não se importam ou não tem condições de pagar tratamento e depende do SUS, e muitas vezes não há um especialista no município.
       Muitas vezes os pais justificam a falta de educação do filho pela sua patologia.
      Isso  na verdade é mais um desabafo, pois  na maioria das vezes no  meio da inclusão , há uma professora perdida e um aluno que fica de lado.

    Sem contar na responsabilidade que é passado para escola educar e não de ensinar. Sei que não há uma varinha mágica para resolver todos os problemas, mas as coisas seriam bem mais fácies se nas es(colas tivesse  o AEE Atendimento Especial Especializado). Que as escolas tivessem psicólogos ,psicopedagogos e psiquiatra mais que utopia, pois há  escola que ainda falta professor. 

domingo, 20 de setembro de 2015

Mídias e Mídias

Mídias

A mídia tem um grande poder de manipulação em massa desde os adultos até as crianças. Os adultos através de jornais, por exemplo, o Jornal da RBS na questão da na assembleia para votação de greve por tempo determinado ou indeterminado onde apareceram os professores brigando e quebrando as coisas, mas não mostrou a situação até chegar ao extremo, mostrando somente o que convinha. Claro que os meios não justificam o fim. As pessoas que não estavam lá naquele momento acabaram se posicionado contra e ate mesmo os professores se referindo de modo geral.
E as crianças que também são manipuladas pelas mídias e acabam ficando horas e horas na frente da televisão e como as mesmas são bastante vulneráveis e são mais fácil de ser manobrada e em cada programa ou desenho parecem uma linha inteira desde caderno até brinquedos.

 Por esse produtos licenciados , levarem esse logo deixam as coisas muito mais caras, acabam pagando os royalties da marca. Com essa publicidade a mídia acaba atingindo dois alvos: os pais e os filhos; Pois os filho que assistem querem e os pais que acabam comprando por inúmeros motivos, entre eles: para compensar o tempo e atenção que não é oferecido para os filhos por inúmeros motivos; Para não se incomodarem; Por querer proteger seus filhos das frustrações e por acreditarem que o objeto traz algum tipo de felicidade e o incentivando a ser consumista.



sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Refletindo sobre aprendizagem



         Aprendizagem é um processo mutuo entre professores e alunos, pode também ser considerado um fenômeno relacionando com um ato de aprender, uma mudança de comportamento obtido pela experiência vivida proporcionada pelo professor para o desenvolvimento das competências e das habilidades; Através de uma aprendizagem significativas com aulas criativas onde o professor devera cativar e conquistar os alunos, para que os mesmos tenham vontade de aprender. O Aprendizado e o desenvolvimento estão fundidos, pois desenvolvimento cognitivo segue passo a passo atrás da aprendizagem; A criança quando brinca aprende e o constante aprendizado são marcadas por sua vivencia do mundo externos e suas potencialidades genéticas.
   Ensino e aprendizagem nada mais é que um sistema de relação dos professores e alunos. As relações humanas, embora complexas,  
 são peças fundamentais para que ocorra a aprendizagem. Quando não ocorre uma boa relação entre os alunos e professor aprendizagem fica bastante difícil de ocorrer,pois a aprendizagem e afeto estão interligados.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Apresentação workshop


Finalmente chegou  o dia  da apresentação parecia que coração iria sair pela boca , pois era a banca da UFRGS, passei  apavorada pensando como seria o grande dia, quando chegou a segunda feira, o  dia da apresentação, eu  tremia de tão nervosa que eu estava. Mas no fim foi muito tranquilo a professora fez questão de nos  deixar a vontade. Enfim  uma troca de  experiências  entre colegas, cada um  se apresentava  e relatava  como o curso  mudará  a sua vida.  Eu apresentei  o clipe do Pink Floyd  e texto do os dois trofelnos. Achei que  era muito tempo, mas na  quando chegou  a hora da apresentação, pude notar naquele  momento , que era pouquíssimo   tempo  e   na hora que a professora  levantará  as plaquinhas para dizer o tempo que restava,  eu sentia  um frio na barriga. A hora mais difícil no meu ponto de vista  foi avaliar as colegas  e elaborar  uma  pergunta para que elas respondessem, pois estávamos todas nervosas .
Mas no fim deu super   certo,  estávamos todas  bem a vontade pois a professora   nos passava tranquilidade e tentava descontrair para quebrar o clima tenso ,  um olhar que passava confiança, não era um olhar de reprovação e julgamento, era um olhar interessado e curioso para conhecer  a nossa história e o que aprendemos no semestre. Passado por tudo isso estou preparada para os próximos workshops, pois foi uma experiência incrível e claro procurar melhorar  naquilo que não estava tão bom.
Com esse exemplo pude notar na pratica o que é ter esse olhar diferenciado  para cada aluno , que cada aluna era  único e salientar aquilo que cada um tem de melhor em vez de enfatizar os erros  e  salientar os acertos.

Como já havia mencionado em outros textos, que com certeza  minha bagagem esta ainda maior, aprendi bastante e  hoje eu sei na pratica o que é realmente é o significado das palavras flexibilidade, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade e olhar diferenciado para cada aluno e que cada um é único ,essas palavras passaram a ter significado para mim ,algumas delas eu já praticava sem saber , estou bem contente e satisfeita  com esse semestre  e que venha os próximos.