domingo, 19 de junho de 2016

O brincar como rotina em sala de aula



             Para promover a aprendizagem significativa e a compreensão dos conteúdos programáticos me organizei através dos planos de estudo e planejamentos para fazer intervenções através da ludicidade para resgatar alunos com dificuldade na aprendizagem utilizando os materiais concretos, jogos e brincadeira para o seu desenvolvimento, estabelecendo vínculos entre o brincar e o aprender, para que ele vivencie como é gostoso aprender e que tenham sede do saber, que o aprender não vire um martírio.
           Pude notar a mudança de comportamentos e  amadurecimentos ,pois  hoje em dias os alunos encontram-se independentes e críticos, pois através do brincar as crianças aprende resolver, conflitos, aprendem aceitar regras
        Através de manipulação de matérias dourados jogos, utilizando o mesmo os alunos foram aprendendo os números e classes. Foram feitos ditados e jogos utilizando as cartas entre outros jogos.
“O paraíso mora dentro de uma caixa de brinquedos.” Rubem Alves
Na Lei 8069, de 13 de julho de 1990, denominada Estatuto da Criança e do Adolescente, acrescenta no capítulo II, Art.16º, Inciso IV, que toda criança tem o direito de viver o seu tempo de infância que é o de brincar, praticar esportes e divertir-se. Então observo  que, a criança tem o direito de brincar pois está amparada por lei, e esta é mais uma razão para que me levou  a incentivar as  crianças a brincarem, pois  o brincar é importante para o seu desenvolvimento.
Brincar é coisa séria porque é no brincar que acontece a aprendizagem da criança, pois quando a criança está brincando ela cria situações imaginárias que lhe permite operar com objetos e situações do mundo adulto. Dessa forma, enquanto brinca, ela realiza muitas descobertas sobre o mundo que a cerca e sobre si mesma, tornando mais fácil seu relacionamento com o outro, com o mundo em que vive.

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