segunda-feira, 6 de maio de 2019

Letra cursiva VS letra bastão (26/03/2018)



Essa semana teve uma discussão meio acalorada referente à letra cursiva e letra bastão.
Os professores de área de conhecimento, mas especificamente de português, estava reclamando que os alunos usavam letra bastão e não letra cursiva.
Refletindo sobre o assunto acredito que os alunos devem conhecer os quatro tipos letras (cursiva, bastão, maiúsculo e minúsculo), mas a letra é uma escolha pessoal, onde encontramos no nosso dia a dia a letra cursiva? Antigamente as pessoas faziam as letras cursivas, para fazer convites à mão.
Um dos argumentos é que os alunos com a letra bastão, não saberiam a diferença das letras maiúsculas e minúsculas. Creio que se o aluno não reconhece a letra maiúscula e minúscula independente da letra que escolher continua sem saber a diferença.
Observo a minha turma, onde os alunos não estão todos alfabetizados, penso que a última preocupação é a letra cursiva. Claro que irei mostrar e ensinar os quatro tipos, mas a minha preocupação maior, é que eles se alfabetizem.


            Acredito que os alunos necessitam aprender os quatros tipos de letras, para que futuramente escolha quais delas é a melhor. Mas continuo pensando que é uma escolha e questão de personalidade.
            Segundo a doutora Virginia Berninger. Usamos as partes motoras do nosso cérebro, o planejamento motor, o controle motor, mas muito mais importante é a região do órgão onde o visual e a linguagem se unem, os giros fusiformes, onde os estímulos visuais realmente se tornam letras e palavras escritas. “Os cientistas inferiram que o processo cognitivo de ler pode estar conectado com o processo motor de formar letras”.
            Porém continuo com o mesmo pensamento a minha última preocupação é cobrar a letra cursiva, apenas precisam conhecer as quatro letras o mais importante é chegar ao terceiro ano alfabetizados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário