Em minha caminhada
acadêmica, desde o magistério até os dias de hoje, os professores ressaltavam
que os alunos no qual perceberíamos que não acompanhavam a turma, nós
professores deveríamos ter um olhar diferenciado e que os laudos eram
secundários, mas o importante era aprendizagem.
Hoje
em dia percebo que os laudos, são importantes e se fazem necessários. Porém,
mesmo sem os laudos, todos têm o direito da aprendizagem e ter um olhar para o
cada aluno também é importante e necessário, para que ocorra a aprendizagem,
assim como planejamento diferenciado. Entretanto se o aluno não tiver laudo, e
os responsáveis julgarem, que os alunos não necessitam de uma avaliação
diferenciada, a professora, ficará impedida de fazer.
A professora ao
perceber a dificuldade do aluno, deverá encaminhar o caso para a direção aonde
irá, tomar as devidas providências. Irá chamar os responsáveis dos alunos para
o encaminhamento ao atendimento especializado. Caso os pais não estejam de
acordo, não levarem a criança não terá nenhum problema, pois não são obrigados
aceitarem o atendimento especializado.
Venho
ressaltando desde o começo do texto, que a meu ver os laudos são importantes,
apesar de ser um pedaço de papel ele assegura o direito da criança à
aprendizagem, o direito do planejamento a uma avaliação diferenciada. Uma vez
com laudo, passará ser o dever do professor a ter um olhar diferenciado para
esse aluno.
Apesar
de a educação ser um direto a todos e que cada aluno é diferente, a escola
insiste em um aprendizado uniforme, se todos não aprendem no mesmo ritmo e do
mesmo jeito, corre o risco, da exclusão, segundo muitos colegas, os alunos que
não sabem irão ficar para trás.
Caso
de insistência em fazer uma prova diferenciada, se os responsáveis sentirem
prejudicados, pois o aluno não teve o mesmo direito dos
demais, o professor corre o
risco de ser processado. Como já aconteceu no estado.
Nós professores, tentamos ao
máximo, com que o aluno aprenda e não se sinta excluído, que sua autoestima se
eleve, ao perceber que consegue fazer as atividades sem auxilio da professora.
Cada um tem um saber, (ninguém sabe mais ou menos e sim um saber diferente).
Mas o intuíto do professor é incluir os alunos, mas na
maioria das vezes acaba por excluí-los.
Penso que os laudos são
importantes, não para rotular os alunos e sim protegê-los, para que tenham uma
avaliação justa afim de que não sejam prejudicados.
Pois dependendo da
deficiência, o aluno tem direito a um plano adaptado, pois nem sempre
conseguirão acompanhar a turma. Entretanto precisam ser cobrados, mas eles
precisam às vezes de um tempo a mais para aprender. Acredito que todos aprendem,
porém, não é todos os professores que tem este olhar para criança, e todos tem
direito de aprender.
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