segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Fabrica de cubinhos



  
Objetivo: compreender que o sucessor é o que tem “1 a mais" na sequência numérica.
O professor combina com os alunos: 
- Vamos fazer um trem. O primeiro vagão é um cubinho. O vagão seguinte terá um cubinho a mais que o anterior e assim por diante. O último vagão será formado por duas barras.



Para fazer está brincadeira construímos uns cubos maiores com mais ou menos  20 cm. Fizemos o mesmo esquema construímos as unidades, depois formamos as dezenas.

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Formas geométricas bidimensionais e tridimensionais



A professora questiona os alunos os alunos os objetos que tem na  sala de aula com formato de cone, esfera, cubo, cilindro.
A professora vendou os olhos dos alunos e eles colocavam a mão na caixa e tatearam e para saber qual a forma geométrica e o seu tamanho.
Com as massinhas de modelar os alunos fizeram as formas geométricas

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Geometria




 
No meu ponto de vista não existe outra maneira de aprender a não ser de forma lúdica, onde as crianças aprende através de construção. Sem dizer a importância  do material concreto onde os alunos vejam e toquem. Ao aprender os sólido é importante que criança consiga  reconhecer e visualiza-lo  em  seu dia-a-dia as formas geométricas as crianças tem que aprender  e não decorar e temos sempre em mente a afirmação de Kaleff; “Nossa prática escolar parece indicar que não estamos conscientes de quão complexas são as relações que se estabelecem em nossas mentes e nas de nossos alunos, quando tratamos com figuras espaciais, com relação entre figuras, suas representações, etc.”. (1994, p.21)






segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Tangram


            Como já havia falado anteriormente a minha turma é do terceiro ano. Na hora do conto: A história escolhida foi a: três ‘’partes’’; Após contar a história fomos para a sala de informática e brincamos com o jogo do tangaram.
Os alunos confeccionaram um cartaz para enfeitar a sala. Utilizando o tangaram para representar a parte da história que eles mais gostaram.
Com o Tangaram os alunos  desenvolvem o raciocínio lógico e  motricidade fina.