quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Prova teórica como ferramentas de avaliação

Estava  aplicando as  avaliações do terceiro trimestre, seria as  avaliações finais, para avaliar o  desempenho dos meus alunos. Mas olhando para a carinha deles assustadas e aflitas me fez refletir,  Pois só a palavra “avaliação”   deixam todos  alunos , de todas as series  muitos nervosos, outros  aspectos  como   por exemplo:
·         Se o enunciando está claro; uma coisa que aprendi em 12 anos de magisterio, o que é lógico para os adultos  não é tão lógico para crianças;
·         Se na pressa de terminar as avaliações, eles esqueçam de responder ou respondem qualquer coisa;
·         Se na hora do nervosismo dá o famoso bloqueio.
            Sei que eles mais cedo ou  mais  tarde terão as provas externas, exame como enem e os vestibulares. Mas penso que do primeiro ao terceiro ano como são os  blocos de alfabetização penso em outras  ferramentas de avaliações como o portfólio de aprendizagem .

              No começo do ano até pensei em construir com os aluno os porrifólios de aprendizagem, a direção não se opôs, mas deixaram claro que eu teria que aplicar as provas pois  está no regimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário