Estava aplicando
as avaliações do terceiro trimestre, seria
as avaliações finais, para avaliar o desempenho dos meus alunos. Mas olhando para a
carinha deles assustadas e aflitas me fez refletir, Pois só a palavra “avaliação” deixam todos
alunos , de todas as series muitos nervosos, outros aspectos como por exemplo:
·
Se o enunciando está claro; uma coisa que aprendi em 12 anos
de magisterio, o que é lógico para os adultos
não é tão lógico para crianças;
·
Se na pressa de terminar as avaliações, eles esqueçam de
responder ou respondem qualquer coisa;
·
Se na hora do nervosismo dá o famoso bloqueio.
Sei que eles mais cedo ou mais tarde
terão as provas externas, exame como enem e os vestibulares. Mas penso que do
primeiro ao terceiro ano como são os blocos
de alfabetização penso em outras ferramentas de avaliações como o portfólio de
aprendizagem .
No começo do ano até pensei em construir
com os aluno os porrifólios de aprendizagem, a direção não se opôs, mas deixaram
claro que eu teria que aplicar as provas pois está no regimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário