sexta-feira, 19 de maio de 2017

Avaliação ou portfolio:



         Algumas semanas atrás fiquei um pouco desapontada, quando a escola que leciono solicitou que eu fizesse provas para avaliar o desenvolvimento dos alunos do terceiro ano e que poderia fazer o portfólio como um trabalho de acompanhamento , mas teria que ter uma prova para comprovar para os pais o rendimento, as provas estavam no regimento da escola. Às vezes me questiono em relação a ter o olhar diferenciado  para o aluno, como posso aplicar uma prova onde os  alunos estão começando a ter aquisição da escrita e leitura?!
           Vem abaixo tudo que aprendemos, e o que acredito. Vai que no dia que apliquei as provas os alunos estão com algum problema, e não estão legal naquele dia, ou talvez aquela pergunta eles não estão acostumados, acredito que avalição deveria ser feito todos os dias. Mas por outro lado precisamos nos munir de argumentos se precisarmos reter alguém. Será que avaliação através de prova é eficiente? Será que o portfolio sozinho não é eficiente?


Um comentário:

  1. Rossana,

    A estrutura escolar ainda está muito inscrita em um paradigma que coloca em evidência a prova. Ainda temos que avançar em relação a legitimar outros meios de avaliar, ou de fazer valer esses outros meios de avaliação. Nosso caminho é longo.
    []'s
    Tutora Jacque

    ResponderExcluir