Algumas semanas atrás fiquei um pouco desapontada, quando
a escola que leciono solicitou que eu fizesse provas para avaliar o
desenvolvimento dos alunos do terceiro ano e que poderia fazer o portfólio como
um trabalho de acompanhamento , mas teria que ter uma prova para comprovar para
os pais o rendimento, as provas estavam no regimento da escola. Às vezes me
questiono em relação a ter o olhar diferenciado para o aluno, como posso aplicar uma prova onde
os alunos estão começando a ter
aquisição da escrita e leitura?!
Vem
abaixo tudo que aprendemos, e o que acredito. Vai que no dia que apliquei as
provas os alunos estão com algum problema, e não estão legal naquele dia, ou
talvez aquela pergunta eles não estão acostumados, acredito que avalição deveria
ser feito todos os dias. Mas por outro lado precisamos nos munir de argumentos
se precisarmos reter alguém. Será que avaliação através de prova é eficiente?
Será que o portfolio sozinho não é eficiente?
Rossana,
ResponderExcluirA estrutura escolar ainda está muito inscrita em um paradigma que coloca em evidência a prova. Ainda temos que avançar em relação a legitimar outros meios de avaliar, ou de fazer valer esses outros meios de avaliação. Nosso caminho é longo.
[]'s
Tutora Jacque