sábado, 11 de maio de 2019

Rótulos 22/10/17




               O aluno com dificuldade de aprendizagem, não necessariamente deficiente é tachado como “burro”.
                Como falei em outros trabalhos, trabalhei cerca de cinco anos na Associação Legato de Canoas com o AEE, eram muitas deficiências e lá é trabalhada a reabilitação através da música. Como ocorreu com aluno Felipe, que através da música aprendeu a interagir com os colegas. Ao observar os materiais disponibilizados a importância do vínculo é importante tendo ou não tendo deficiência. As trocas e o auxilio da família são fundamentais.
 A menina tinha TDH, ela não tinha a fala desenvolvida. O professor de LIBRAS e eu fizemos a ficha com as identificações com sinais de LIBRAS e em português. Auxiliou na comunicação e algumas palavras ela aprendeu pronunciar. 
                Através destas estratégias, deu para perceber pequenos avanços como a interação até o reconhecimento da rotina.


            Acredito que o professor tem que se policiar para não rotular os alunos e é o que mais acontece aquele o irmão é burro então ele é também. Acredito que o nosso papel e ensiná-los da mesma forma sem fazer comparações, pois tem alunos que tem mais facilidade que outros, pois cada um tem o seu tempo. Pois quando os colegas não aceitam ou até mesmo fazem comentários “ele não fazia o ano passado”, ou ele é “burro” ou “preguiçoso”. Fomos nós que transparecemos para criança, por isso é importante trabalhar o respeito e a empatia pelo o outro.


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