“O professor não ensina, mas
arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas”.
Jean
Piaget
Como havia relatado na
postagem anterior, estou trabalhando com a turma de terceiro ano, a partir das
sondagens comecei a trabalhar as necessidades de cada um dos alunos. A partir
dai comecei a desenvolver jogos para ajudá-los na aquisição da escrita e leitura,
desenvolvi o jogo do silabário, cujo o objetivo é formar as palavras, e como
variação trocarem entre si, para logo
após formarem frases, depois de cada um das frases criadas e corrigidas e eles
escolhiam uma das frases pra que cada um registrar-se a sua no quadro e serem
lidas por todos. Foi uma grande festa, eles adoraram pois como diz o autor desconhecido, que o
maior desafio da atualidade é ensinar os alunos que não querem aprender. Através
dos jogos, brincadeira e contação de história foi forma que usei para poder
conquistá-los e me parece que essa estratégia esta funcionando estou muito
feliz e satisfeita.
Que legal o silabário! Nunca tinha visto um, achei muito legal mesmo! E o que são os rolinhos que os alunos estão segurando? abçs
ResponderExcluir