segunda-feira, 19 de outubro de 2015

O que a Alfabetização impactou na minha trajetoria

Esse assunto me impactou bastante, pois sou apaixonada pela alfabetização, uma trajetórias com bastante acertos e erros. Comecei a trabalhar na associação legato com uma turma de inclusão com diversas deficiências, li bastante Montessori, para me ajudar nessa trajetória maravilhosa. Esta experiência foi  extremamente fascinante, eles descobrindo as letras, os nomes, decodificando as letras, as placas e finalmente apreendendo assinar. Em seguida foram encaminhados para o mercado de trabalho e hoje em dia eles trabalham na rede Mãe de Deus. Trabalhei na Associação Legato  4 anos .Pedi afastamento  pois fui chamada para trabalhar no estado, e a ONG era conveniada com a prefeitura e qualquer momento poderíamos perder o Convênio .
Iniciei no estado com turmas de alfabetização e recorri mais uma vez a Emilia Ferreira uma experiência diferente que a anterior, mais tão incrível quanto e o ano que vem vou pega-los no quarto ano.
Dentro da comunidade, percebo certa resistência dos pais, pois acham que encher o quadro e o caderno e sinônimo de aprender, isso ensina os alunos a serem copistas.
Enfim sou apaixonada por esse assunto e como já havia falado é um assunto que me, apaixona, com certeza tenho muito que aprender, observo bastante a minha mãe e percebo que estou no caminho certo de uma longa  jornada.

Hoje em dia não trabalho mais com turma de alfabetização, pois quando voltei de licença me ofereceram uma turma de quarto ano.  É uma experiência maravilhosa e diferente nas outras, aliás, todo ano que começa é uma experiência diferente e um frio na barriga.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Infância, educação e pós-modernidade

Educar as crianças pós-moderna, está cada vez mais difícil, pois a escola esta se tornando cada vez menos atrativa, em pleno século 21 as salas de aulas com quadro negro, que deveriam ser tirado de circulação dando espaço as lousas digitais, as crianças nas mesmas posições de séculos atrás, crianças sentadas em fileiras em frente do quadro negro e muitas vezes com acessos negados a modernidades, como por exemplos a proibição de celular, tabletes e câmeras, pois os alunos acabam fazendo mau uso , por não serem guiados para usarem essas tecnologia para algo útil .  Por inúmeros motivos a escola não abre espaço para a modernidade.
Tem escolas por não ter repasse de seus governantes, não repassam verbas e acabam utilizando o mimeógrafo.
Escolas que tem os espaços maravilhosos, projetor e lousa digital que não são usadas, pois a direção tem medo que estrague.
Por esse motivo a educação precisa de uma reforma urgente para que o conteúdo seja revisto, pois os alunos deveriam aprender algo realmente útil para o seu dia á dia  e como eu havia citado  antes a escola deve se atualizar para que fique mais atraente aos olhos dos alunos.
“A escola ao cercar os alunos por seu muros e tira-lo da realidade  deixando ele alienado do mundo e da tecnologia.”


sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Reações

Assistindo as aulas e lendo os textos de psicologia pude notar dentro da sala de aula algumas reações envolvendo o ID, EGO e SUPER EGO  e MECANISMO DE DEFESA.
         O ID é aquele que resolve as situações com emoção, sem pensar.
       EGO  Aquele que pondera que faz o meio termo e esta entre o SUPER. EGO e o ID. –O Superego aquele que perfeccionista que não aceita erro.
      Tem situações dentro da sala de aula que temos que ponderar e procurar ouvir mais o EGO evitar o Id  e não deixar o SUPEREGO dar as cartas. Como por exemplo:  “Um aluno quando responde e falta com respeito”  o ID, O  Sentimento de  impulso diz: Você  vai deixar assim da uma chinelada nele – O SUPEREGO diz: Manda ele para secretaria, não é por que ele esta com problemas que vai o deixar fazer o que ele quer e se bater nele vai dar problemas. O Ego fará com que pondere a situação converse e se não tiver jeito , você vai tomar atitudes cabíveis para a circunstancias.
   O mecanismo de defesa: O mecanismo de defesa mais utilizado em escola é o da negação, muito utilizado pelos alunos, como por exemplo, a professora esta  observando que os alunos estão fazendo algo errado o até mesmo falando palavras inapropriada na sala de aula , quando repreendido os alunos negam até o ultimo.
    Estou achando muito interessante, pois lendo pude refletir e lembra do  cotidiano , algo que aconteceu dentro do ambiente escolar.




segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Repetencia

      Ouvindo as conversas de professores sobre retenção de alunos, comentários do tipo "esse aluno nunca reprovou  nessa série, então posso reprova-lo", " O aluno tem uma deficiência intelectual vamos reprová-lo, pois é importante ele reprovar ,pois nessa serie não reprovou ainda". A repetência não é  sinônimo de aprender ,claro que cada caso é um caso. O aluno passando para outra serie, vai ser motivado  e junto com os outros colega tenha uma grande chance  de aprender, sem contar que cada um tem o seu tempo para aprender.
     Já ouvi  vários colegas dizer no começo do ano que determinado aluno será reprovado, como alguém pode saber lá em março se alguém esta reprovado ou não , se ele tem o ano todo para recuperar suas notas e aprender.
  Falando sobre retenção de forma punitiva.       

Que nós  professores tenhamos, bom senso na hora de decidir a vida de cada aluno e na hora de aprová-lo  se isso realmente vai ajudá-lo, a importância do olhar especial para cada aluno a evolução de cada  caso.