segunda-feira, 28 de agosto de 2017

"O impacto das redes sociais na vida das pessoas"

            Gostei muito do vídeo "O impacto das redes sociais na vida das pessoas" de Leandro Karnal, concordo com que ele diz que a internet não é melhor e nem pior que uma caneta e caderno e sim ferramentas diferentes. As pessoas estão melhor informadas, claro sempre tendo cuidado com as fontes para ter certeza de ser verdade. Vi algumas entrevistas do Arnaldo Jabor dizendo que há textos, crônicas e frases que algumas delas ele realmente gostaria de ter escrito.
Concordo quando ele diz que o contato presencial é muito melhor e caloroso do que o contato com as pessoas a distancia, mas graças essas tecnologias podemos entrar em contato com quem mora em outo estado via “Skype”, “WhatsApp” e/ ou outros serviços de mensagens ou rede sociais.
Claro que com a expansão das redes tem o seus bônus e ônus, assim como pode ser usado para o bem, também pode ser usado para o mal (como uma tesoura a sua função é de recortar, mas para uma pessoa mal intencionada, serve como arma).
Como ferramentas para sala de aula é excelente para os alunos, visualizarem algo que seja muito abstrato, a utilização de jogos e blogs.
Devemos controlar e observar o que as crianças estão fazendo, lugares que visitaram e com quem falam. Pois como eu disse antes, pode haver pessoas mal intencionadas.
O texto “Ato de estudar” (apresentação a partir do texto Paulo Freire), achei muito proveitoso e significativo. Estão voltados para o estudo responsável e atento, onde as pessoas buscam a melhor maneira de compreenderem o que o autor está propondo, transformando em uma reflexão sobre o entendimento do assunto abordado.

O que há em comum entre ambos é uma leitura responsável e atenta para não cometer gafes espalhando inverdades ou pós-verdades. Sempre atento em transformar o conhecimento em algo para si, pois não podemos entrar em uma discussão, argumentando ou opinando sobre aquilo que não conhecemos. Sempre ir atrás das fontes, para verificar a sua veracidade. Como afirmei antes, nem todos os conteúdos da internet são confiáveis.