Assistindo as aulas e lendo os textos de psicologia pude notar dentro da
sala de aula algumas reações envolvendo o ID, EGO e SUPER
EGO e MECANISMO DE DEFESA.
O ID é aquele que
resolve as situações com emoção, sem pensar.
EGO Aquele que pondera que
faz o meio termo e esta entre o SUPER. EGO e o ID. –O Superego aquele
que perfeccionista que não aceita erro.
Tem situações dentro da sala de aula que
temos que ponderar e procurar ouvir mais o EGO evitar o Id e não deixar o
SUPEREGO dar as cartas. Como por exemplo: “Um aluno quando responde e
falta com respeito” o ID, O Sentimento de impulso diz:
Você vai deixar assim da uma chinelada nele – O SUPEREGO diz: Manda ele
para secretaria, não é por que ele esta com problemas que vai o deixar fazer o
que ele quer e se bater nele vai dar problemas. O Ego fará com que pondere a
situação converse e se não tiver jeito , você vai tomar
atitudes cabíveis para a circunstancias.
O mecanismo de defesa: O mecanismo de
defesa mais utilizado em escola é o da negação, muito utilizado pelos alunos,
como por exemplo, a professora esta observando que os alunos estão
fazendo algo errado o até mesmo falando palavras inapropriada na sala de
aula , quando repreendido os alunos negam até o ultimo.
Estou achando muito interessante, pois lendo pude refletir
e lembra do cotidiano , algo que aconteceu dentro do ambiente escolar.
Oi Rossana. Id, Ego e Superego é um tema bem interessante, com certeza. Perceber a possibilidade desses conflitos dentro de nós mesmos facilita a reflexão, não achas? Facilita também pensarmos as relações em sala de aula. O que move nossos alunos e suas reações. Que tal? Abraço, Betynha e Jacque (Tutoras do Seminário Integrador – Turma D)